domingo, 28 de setembro de 2008

Exposição


Lisboa 1758, o Plano da Baixa hoje


Para comemorar os 250 anos do plano de Lisboa de 1758 e com o fim de dinamizar o debate em curso sobre a reabilitação da Baixa de Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa decidiu promover a realização de uma exposição de grande escala onde o processo urbano de reconstrução do seu centro pós-1755 é apresentado ao grande público e aos especialistas, a exposição está aberta ao público desde o dia 19 de Junho, estando patente até ao dia 1 de Novembro, no Páteo da Galé (Praça do Comércio).

A exposição está organizada em três secções principais:
1. Contextos e antecedentes
2. O plano de 1758 em todas as suas perspectivas e características, com especial relevância para as questões metodológicas
3. A evolução da área-plano da Baixa entre a 2ª metade do sec. XVIII e a actualidade, na qual se expõe a estratégia delineada pelo actual executivo para a revitalização da Baixa, baseada na implementação de medidas urbanísticas de fundo e pelo desenvolvimento de projectos âncora.

A entrada é gratuita aos Domingos


Co-organização: Câmara Municipal de Lisboa / Associação de Turismo de Lisboa
Comissários: Ana Tostões, Instituto Superior Técnico, Lisboa; Walter Rossa, Universidade de Coimbra
Design da Exposição: Atelier Henrique Cayatte

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Comemorações

No último programa “Câmara Clara” falou-se da ExperimentaDesign, os convidados foram a Designer Guta Moura Guedes e o Arquitecto Luís Santiago Baptista, os temas debatidos foram extremamente interessantes aconselho vivamente que vejam o programa.
Hoje estou num daqueles dias, que para aqueles que me conhecem, é um dia onde só se fala de um whisky antes e um cigarro depois...
...e porque amanhã se comemora o Dia Mundial da Contracepção, o Dia Internacional das Relações Públicas, o Dia Mundial do Mar, o Dia Nacional dos Farmacêuticos, o Dia Europeu das Línguas e o Dia do Diálogo Intercultural, aqui vos deixo um vídeo da Jennifer Lopez e do Joaquin Cortés, ambos nascidos em 1969. Uma verdadeira pílula espiritual, representada por dois relações-públicas da comunicação gestual. Uma homenagem ao dialogo expressivo e multicultural, ao conceito do belo e ao design, onde estes últimos fundem-se de uma forma extraordinária.

quinta-feira, 22 de maio de 2008